Olympus Trip 35


Produzida entre 1967 e 1984, a Olympus Trip 35 foi a câmera compacta mais popular da década de 1970. O nome “Trip” (viagem em inglês) é uma referência ao mercado para o qual foi dirigida: pessoas comuns que queriam uma câmera compacta e de fácil manuseio para as férias.
 

A câmera utiliza filme 35mm e apesar de pequena, é equipada com lentes Zuiko (f2.8, 40mm) de boa qualidade, permitindo uma grande liberdade criativa. A regulagem do foco pode ser feita em quatro posições fixas, estimando-se a distância entre o objeto e a câmera: 1m, 1,5m, 3m e infinito. Há um anel de seleção de abertura, mas que só é utilizado no modo flash, no qual o obturador funciona em 1/40. Do contrário, ele é fixo em 1/250.

Foto: Trip35.co.uk

Ícone cult 

 
Esse modelo de câmera tornou-se tão popular que, mesmo 25 anos após ter saído de linha, muitos entusiastas da fotografia ainda a utilizam, transformando-a em um ícone “cult” da fotografia. Existe inclusive um grupo no Flickr exclusivamente dedicado a fotos feitas com a câmera.
Esse status proporcionou o surgimento de um novo mercado de câmeras recondicionadas, para atender essa demanda específica. Recentemente entrei em contato com o britânico Mark Smith, criador do site Trip35.co.uk, que é especializado em vender, reparar e recondicionar esse modelo há cerca de 2 anos:
 

“Comecei a reparar e remodelar as câmeras há cerca de dois anos, depois que eu comprei uma e descobri que ela não funcionava. Olhei na internet e encontrei alguns guias básicas sobre como consertá-las e descobri tudo que eu precisava saber. Elas são câmeras simples de trabalhar e muito gratificantes de reparar.” – revela Mark

 
 Em 2010, seguindo o mesmo princípio, a empresa londrina Silverstone recolocou no mercado algumas câmeras recondicionadas. As áreas cromadas foram recuperadas e a capa de plástico recoberta com uma imitação de couro em diferentes estilos.
Facebook
Twitter
LinkedIn
×

Carrinho