Olympus Pen EES-2

Olympus Pen EES-2, a pequena notável

Olympus Pen EES-2, a pequena notável - DXFoto

Uma pequena camerinha dos anos 60. O seu diferencial está no fato de ser uma câmera de meio quadro (lembra daquele pequeninos monóculos com sua foto em cima de um carneiro colorido? Então, essa era um camera que podia fazia aquilo) além de ser irmã menor da Olympus Trip 35. Essas cameras tinham uma construção cuidadosa, com boas lentes e mecânica excelente. E não precisavam de baterias, pois seu sistema de fotometria era baseado em um sensor de selênio que gera a energia necessária para o funcionamento da camera. Ela é toda em metal, com acabamento imitando couro preto, uma constante nas cameras da sua época.

Half-frame (meio quadro)

O interessante de ser uma camera de meio-quadro é que a Olympus Pen EES-2 é capaz de fazer mais de 80 fotos usando um filme de 36 poses comum, mas diferente das outras cameras, o fotograma fica na vertical. Para se ter uma imagem na horizontal é preciso girar a camera, como fazemos com as cameras normais para se ter uma fotografia vertical. Seu modo automático cobre bem as situações de luz durante o dia, mas ela não tem a capacidade de fazer longas exposições em ambientes com pouca luz, então precisa de flash.

Como testar a Olympus Pen

Você encontrou uma belezinha dessas em um mercado de pulgas ou no sotão da sua casa e não sabe se ela está funcionando? É relativamente simples de verificar e testar sua Pen:

1) Ela ta com a tampa da lente? Ou ficava guardada dentro de uma bolsa? Então é bem provável que esteja funcionando;

2) pra testar seu sensor de selênio, faça o segunte:

  • coloque no Automático (A);
  • cubra a lente com a tampa;
  • tente clicar;

3) Se ela fotografar no automático mesmo com a tampa, infelizmente seu sensor morreu. e não tem muito jeito de trocar não, é mais fácil achar outra câmera.

4) Se ela não clicou, e subiu uma lingueta vermelha dentro do visor, significa que o sensor ainda esta ativo. Mas agora você precisa tirar a tampa e apontar a camera pra diversos locais com luzes diferentes: pro ceu aberto, pra um canto do quarto de dia, pra um lugar com sombra, etc. E a cada mudança de ambiente vc clica, pra ver se ela muda a abertura que vc pela lente na frente. Pra ter uma idéia de que o sensor está medindo as diferentes luzes e adequando a abertura.

Em caso positivo, coloque um filme e seja feliz.

Manual de uso (mais ou menos isso)

Depois no uso, ela é assim, coloca no automático (A), faça o foco estimando a distância do seu objetivo e escolhendo a posição no anel de foco e pronto. Não tem segredo.

 

Recomendações

E sempre lembre de manter a lente protegida da luz quando não estiver usando, ou com a tampa ou dentro de uma bolsa, pois o sensor de selênio gasta com a exposição a luz. Muitos anos exposto direto ele pifa.

Dicas para usar a Olympus Pen

Use o fato da Pen fotografar sempre na vertical pra fazer montagens de imagens. Faça uma sequência de fotografias de uma paisagem, ou um objeto, usando o máximo de frames do filme possível. É possível também fazer panoramas. Experimente com o formato “em pé” das imagens no negativo a vontade!

Olympus Pen EES-2, a pequena notável - Panorâmica - DXFoto

Olympus Pen EES-2, a pequena notável - Panorâmica 2 - DXFoto

Essas imagens estão extamente dessa forma no negativo. Experimente a Olympus Pen EES-2 dessa maneira!

Mais fotos

[olympus pen - half frame]

olympus pen ees-2

Links

  • Alguns exemplos meus no Pen User Club.
  • Mais fotos com ela no flickr.

Deixe um comentário